fernando

Fernando Maués é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1991) e Letras pela Universidade de São Paulo (1998), onde fez mestrado (2001) sobre o Romanceiro de Garrett e doutorado (2009), com sanduíche na Universidade de Saragoça (2006-2008), sobre as origens do romanceiro ibérico. Entre 2014 e 2015, foi professor convidado na Brock University (ON, Canadá), na qual desenvolveu projeto sobre ensino de literatura e uso de dispositivos digitais como ferramentas de letramento. Desde 2002, é professor efetivo da Universidade Federal do Pará, atuando em cursos de graduação na área de Literatura Portuguesa e pós-graduação em Leitura do Texto Literário. Desenvolve pesquisa e publica acerca da literatura portuguesa e espanhola, com ênfase no romanceiro ibérico, prosa doutrinária e narrativa cavaleiresca; formação de professores e ensino de literatura. Atualmente, coordena o projeto Literatura Antiga para Gente Nova (LAGeN), que busca aproximar novos leitores da literatura produzida até o século XVIII.

lenia Lênia Márcia Mongelli é crítica literária e professora de Literatura, cursou Letras na Universidade Mackenzie (1966-1969) e Pós-Graduação na USP (ingresso em 1972). Na USP, fez carreira acadêmica como docente (de graduação e pós-graduação) e pesquisadora: Mestrado (1978, com Dissertação sobre Camilo Castelo Branco), Doutorado (1982, com Tese sobre A Demanda do Santo Graal), Livre-Docência (1988), Titularidade (1996, Aula: "O Imaginário cavalheiresco na Literatura Portuguesa"). Especializada em Literatura Portuguesa (sem descartar a Literatura Brasileira), com ênfase na área dos estudos medievais. Atualmente é professora-sênior na USP. Desenvolve pesquisas sobre lírica trovadoresca, prosa medieval e temas da Modernidade com ressonâncias do medievo.
yara
Yara Frateschi Vieira possui graduação em letras clássicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1960) e doutorado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1972). Atualmente é professor titular (aposentada, colaboradora voluntária) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: lirica galego-portuguesa, filologia, literatura portuguesa do século XX.
mariaa
Maria Ana Ramos é docente Lektorinfür Portugiesischà l'Université de Zurique (Romanisches Seminar) et Collaboratrice scientifiqueau Centro de Linguística da Universidade de Lisboa(CLUL).Domaines de Recherche: Histoire de la Langue Portugaise, Philologie, Critique Textuelle, Lyrique Médiéval Galégo-portugaise, Graphématique en textes littéraires, Langue littéraire au Moyen-Âge.Adresse personnelle:Rue des Acacias, 2CH-2000 NeuchâtelSuisseTel. + 41